A cinomose é uma doença infecciosa causada pelo vírus da cinomose canina (CDV) pertencente à família Paramyxoviridaee, gênero Morbillivirus.
A infecção pelo vírus da Cinomose pode causar três formas clínicas distintas: crônica, aguda e hiperaguda. Sendo que, a principal forma de transmissão entre os cães ocorre, principalmente, pelo contato com secreções nasais, orais, oculares e urina de animais infectados. A sua maior incidência são em cães jovens e não imunizados, mas, animais de qualquer idade podem ser afetados.
Diagnósticos sorológicos, Imunocromatográficos, Imunofluorescência ou Reação em Cadeia da Polimerase (PCR) são alguns dos métodos que podem ser utilizados para diagnóstico da cinomose canina a partir de amostras biológicas como urina, sangue total e secreções respiratórias e oculares.
A vacinação é a forma mais eficaz na prevenção contra o vírus da cinomose canina, apesar de possíveis falhas vacinais ocorrerem devido a fatores relacionados à imunização e/ou ao hospedeiro (Portela et al, 2017).
O laboratório Évora conecta tecnologia e conhecimento do nosso corpo técnico-científico para constantemente atingir excelência e qualificação, atuando na realização do diagnóstico das principais doenças de animais de companhia (pets) e animais de produção
Sia Trecho 01 Lote 630 A 780 Bloco 3 Sala 211
Ed. Praça Capital - Cep: 71200-010
Évora 2021