Neosporose Bovina

A Neosporose bovina é uma importante enfermidade reprodutiva que causa um grande impacto nos sistemas de produção.

Causada pelo Neospora caninum, de ampla distribuição e tem o cão como um dos fatores de risco de introdução deste patógeno no rebanho. O Neospora caninum apresenta o oocisto, taquizoítos e bradizoítos como estágios infectantes do parasita.

A transmissão vertical do N. caninum é considerada a principal via de infecção em rebanhos bovinos. A vaca pode transmitir o protozoário por muitas gerações, fato verificado pela presença de anticorpos pré-colostrais em bezerros nascidos de mães soropositivas. De forma geral, pode ocorrer aborto, morte embrionária, reabsorção ou mumificação fetal, bezerros natimortos e ainda nascimento de animais viáveis e soropositivos.

A Manifestação reprodutiva é uma das principais evidências da presença desta doença no rebanho e o controle passa por um manejo sanitário sistemático a fim de reduzir as perdas na produção.

Identificação dos animais positivos por sorologia, PCR, dentre outras metodologias é fundamental para que se possa realizar um descarte seletivo e gradual de animais positivos, ou até mesmo, uma triagem antes de animais ingressarem no rebanho.

Évora

O laboratório Évora conecta tecnologia e conhecimento do nosso corpo técnico-científico para constantemente atingir excelência e qualificação, atuando na realização do diagnóstico das principais doenças de animais de companhia (pets) e animais de produção

Endereço

Sia Trecho 01 Lote 630 A 780 Bloco 3 Sala 211
Ed. Praça Capital - Cep: 71200-010

Évora 2021