Habronemose Equina

O verão é uma estação agradável, porém, traz consigo um risco a mais à saúde dos equinos: a habronemose cutânea. Também conhecida como “ferida de verão”, essa doença parasitária é causada pelo depósito de larvas e moscas na pele dos equinos, cuja proliferação aumenta com o calor. As larvas se depositam em regiões lesionadas ou úmidas no corpo dos animais, como canto dos olhos, da boca e patas, causando uma hipersensibilidade.

Tal fato, contribui para a formação de feridas na região. Muitas delas com um aspecto ulcerado, avermelhado ou acinzentado, com presença ou não de focos necróticos.

Por ser de rápida evolução e ter um crescimento acelerado, o diagnóstico da habronemose é feito através de achados clínicos, histopatológicos e raspado de pele para identificação das larvas. Para prevenir a habronemose, é necessário eliminar os resíduos e realizar a frequente limpeza das baias e nos demais ambientes onde ficam os equinos.

Évora

O laboratório Évora conecta tecnologia e conhecimento do nosso corpo técnico-científico para constantemente atingir excelência e qualificação, atuando na realização do diagnóstico das principais doenças de animais de companhia (pets) e animais de produção

Endereço

Sia Trecho 01 Lote 630 A 780 Bloco 3 Sala 211
Ed. Praça Capital - Cep: 71200-010

Évora 2021