Leishmaniose Canina

A Leishmaniose é considerada uma zoonose, ou seja, uma doença infecciosa que pode ser transmitida de animais para humanos. No Brasil, a Leishmaniose Visceral (LV) é causada por protozoários tripanossomídeos do gênero Leishmania e tem como principal vetor o inseto felbotomóino Lutzomyia longipalpis, popularmente conhecido como Mosquito Palha ou Birigui.

Apesar de possuir vários reservatórios silvestres, no meio urbano o principal reservatório do parasita é o cão, sendo também considerado como fonte de infeção para outros cães e para pessoas. Importante salientar que até o momento a principal forma de transmissão é pela picada do inseto vetor.

Além das técnicas parasitológicas e de biologia molecular, o diagnóstico sorológico é o mais utilizado no Brasil para a identificação de cães infectados com Leishmania. Dentre os métodos de diagnostico sorológico existem os testes de imunocromatografia, RIFI e ELISA.

Fonte: Gontijo e Melo, 2004; Manual de Vigilância e Controle da Leishmaniose Visceral

Évora

O laboratório Évora conecta tecnologia e conhecimento do nosso corpo técnico-científico para constantemente atingir excelência e qualificação, atuando na realização do diagnóstico das principais doenças de animais de companhia (pets) e animais de produção

Endereço

Sia Trecho 01 Lote 630 A 780 Bloco 3 Sala 211
Ed. Praça Capital - Cep: 71200-010

Évora 2021